AugeSol | Energia com Tecnologia

Energia Fotovoltaica: Como Funciona ?

Passo 1

A Energia elétrica é produzida pelos Painéis Fotovoltaicos utilizando a luz do sol.

Passo 2

O Inversor converte a energia produzida pelos painéis em energia apropriada para a utilização.

Passo 3

A energia elétrica produzida é enviada para o Quadro de Energia e distribuída para o imóvel.

Passo 4

O Medidor Bidirecional contabiliza a energia que é gerada pelo sistema fotovoltaico e a energia consumida.

Passo 5

A Rede Elétrica da concessionária recebe todo excesso de energia produzida gerando créditos.

Confira abaixo mais detalhes sobre a Energia Fotovoltaica!

A luz solar tem em sua composição pequenas partículas chamadas fótons, compostas de energia. Ao incidirem sobre materiais chamados semicondutores, painéis solares, a energia excita os elétrons fazendo-os se movimentarem, assim gerando um fluxo de energia elétrica. Geralmente esses materiais elétricos são compostos de silício, visto que é o segundo material mais abundante da face da Terra. A intensidade da luz solar influencia no fluxo de eletricidade, sendo elas diretamente proporcionais.

Em seguida, a corrente elétrica é gerada e captada nas células em corrente contínua, necessitando assim de um inversor solar para adaptar essa característica de acordo com os padrões brasileiros de energia, que é corrente alternada a uma frequência de 60Hz.

A energia não consumida é injetada na rede da concessionária local, gerando créditos para a unidade geradora segundo a RN 482/12 da ANEEL, também chamada de “lei de incentivo solar”.

Dúvidas Frequentes

Sim, por meio de um inversor fotovoltaico que possa ser conectado à Internet. Dessa forma, é possível acompanhar a produção em tempo real, inclusive por meio de dispositivos móveis, como smartphones e tablets.
Se você tem dúvidas sobre a manutenção, saiba que ela é muito simples e você mesmo pode fazê-la. Basta limpar os painéis solares quando necessário com água e um pano, geralmente uma vez ao ano, ou sempre que a placa ficar muito suja por conta de longos períodos sem chuva.
Não, pois precisa da irradiação solar para a energia ser produzida. A produção, portanto, é feita durante o dia, mesmo quando estiver nublado.
Depende. Se você tiver um no-break com baterias para o armazenamento de energia, ela continuará funcionando. Caso contrário, se o sistema estiver conectado à rede e você não utilizar bateria, você ficará sem energia como nos demais locais.
VER MAIS DÚVIDAS