AugeSol | Energia com Tecnologia

Os Benefícios da Energia Fotovoltaica

lampada

Fim do aumento

da conta de luz

Sem título-3

Valorização

Imobiliária

placa-solar

Equipamentos

com mín. 25 anos

de vida útil

dinheiro

Rápido retorno

sobre o

investimento

finaceiro

Financiamento

facilitado

ECONOMIA

A energia solar gera uma economia que varia de 50% e 95% na conta de luz. O investimento feito para instalação de placas solares acaba sendo pago pelo dinheiro economizado com a redução de gastos. No Brasil, ainda existe a vantagem da quantidade de energia que pode ser gerada devido à grande disponibilidade dos raios solares que podem ser captados pelos painéis solares.

VALORIZAÇÃO IMOBILIÁRIA

Segundo dados divulgados pela revista STAND no primeiro trimestre de 2014, um imóvel sustentável certificado, seja residencial ou comercial, pode valorizar em até 30%. Quem afirma isso é a Green Building Council (GBC) Brasil, uma ONG que, de acordo com a própria, “visa fomentar a indústria de construção sustentável”. Nos Estados Unidos, outra pesquisa, realizada pelo Laboratório Nacional Lawrence Berkeley, aponta uma valorização entre 3% e 6% das residências com sistemas de energia fotovoltaica.

DURABILIDADE

O painel solar é um produto de alta qualidade, portanto, desenvolvido para durar por muitos anos. Exposto à intempéries variadas, como sol, chuva, granizo ou neve, o painel solar fotovoltaico é marcado pela robustez e resistência a ciclos adversos da temperatura. Os módulos têm vida útil estimada entre 25 e 30 anos para uma geração aceitável de energia. Inclusive, todos do mercado têm, atualmente, garantia de fábrica de 25 anos para geração de pelo menos 80% de seu potencial.

RETORNO FINANCEIRO

O Payback do Investimento em energia solar fotovoltaica tem como finalidade demonstrar o tempo em que o retorno sobre o investimento será pago. Portanto, há uma estimativa de que o payback seja quitado em, aproximadamente, quatro anos após seu investimento, o que é muito favorável em relação à vida útil de um sistema fotovoltaico, que pode durar de 25 a 30 anos.

FINANCIAMENTO FACILITADO

Aqui na AUGESOL você garante as melhores condições de financiamento facilitado do mercado. Confira nossa loja e faça também uma simulação de orçamento sem compromisso, para estimar o custo do projeto no seu imóvel.

Energia Solar no Brasil

A energia solar no Brasil vem crescendo a passos largos. Existem diversos benefícios econômicos e ambientais que estão ajudando a impulsionar o crescimento desta fonte de energia renovável.

A energia solar no Brasil representa apenas 1,7% de toda a matriz energética, porém, o número de sistemas fotovoltaicos instalados no território brasileiro tem crescido consideravelmente, principalmente, nas regiões Sul e Sudeste do país.

A energia solar está sendo utilizada no Brasil majoritariamente em residências, como uma auxiliar na redução da conta de luz, seja por meio da energia térmica, aquecendo água, ou com a utilização da energia fotovoltaica, gerando eletricidade.

O Brasil possui uma vantagem por conta do extenso potencial energético a partir da energia solar, tendo em vista que os níveis de incidência solar são superiores aos de países que desenvolvem projetos fotovoltaicos com mais frequência, como Alemanha, França e Espanha. Portanto, a geração de energia fotovoltaica precisa ser amplamente explorada no país, já que possui os estímulos fundamentais para isso.

Estima-se que, em 2024, o território brasileiro contará com, aproximadamente, 887 mil sistemas de energia solar conectados à rede instalados, estabelecendo uma maior economia em relação às distribuidoras convencionais, além da manutenção e preservação ambiental do País.

Fonte: Portal Solar

Por que a energia solar é sustentável?

A energia solar é sustentável porque sua matéria prima é originada da natureza, ou seja, a captação de energia elétrica é feita pela luz do sol. Desta forma, os recursos naturais podem ser usados de forma abundante e renovável, não afetando o meio ambiente.

Ainda assim, pode-se contar com a energia solar para a utilização em diversas ações como o aquecimento de água para o consumo, eletricidade em tomadas e aparelhos eletrônicos, por exemplo. Portanto, sua eficiência permite que a geração de energia elétrica seja feita de modo consciente e econômico, não só do ponto de vista financeiro como também ambiental.

Energia Renovável e Limpa

Também conhecida como energia limpa, a energia solar permite a produção de energia elétrica através de um recurso renovável, a luz solar. Por isso, ao contrário dos combustíveis fósseis, ela não emite gases poluentes como: óxidos de nitrogênio (NOx), dióxido de carbono (CO2) e dióxido de enxofre (SO2), que são prejudiciais à saúde e ao meio ambiente.

Além de poluírem o planeta, esses gases também são responsáveis pelo aquecimento global e comprometem o acesso das gerações futuras às fontes de energia.

Impactos Ambientais e Benefícios da energia solar solar para a preservação do Meio ambiente

Em todo o mundo é possível preservar o meio ambiente através da energia solar, uma vez que a retenção de rios, os desmatamentos e os acidentes com barragens não estão em sua lista. Por isso, a utilização de recursos limpos e renováveis é de extrema importância para a manutenção sustentável do planeta em que vivemos.

Ou seja, o impacto ambiental da energia solar é totalmente benéfico à natureza, já que ele fornece energia de um recurso natural (sol) para a conversão em eletricidade. Desta maneira, o consumidor pode estabelecer uma geração de energia elétrica em seu imóvel sem que isso comprometa o meio ambiente.

Ainda assim, é válido destacar que a energia elétrica mais utilizada nos dias atuais ainda é a não renovável. Sendo assim, é possível que seus recursos se esgotem e gerem graves danos ambientais.

Fonte: Portal Solar

Dúvidas Frequentes

Sim, por meio de um inversor fotovoltaico que possa ser conectado à Internet. Dessa forma, é possível acompanhar a produção em tempo real, inclusive por meio de dispositivos móveis, como smartphones e tablets.
Se você tem dúvidas sobre a manutenção, saiba que ela é muito simples e você mesmo pode fazê-la. Basta limpar os painéis solares quando necessário com água e um pano, geralmente uma vez ao ano, ou sempre que a placa ficar muito suja por conta de longos períodos sem chuva.
Não, pois precisa da irradiação solar para a energia ser produzida. A produção, portanto, é feita durante o dia, mesmo quando estiver nublado.
Depende. Se você tiver um no-break com baterias para o armazenamento de energia, ela continuará funcionando. Caso contrário, se o sistema estiver conectado à rede e você não utilizar bateria, você ficará sem energia como nos demais locais.